Primo pobre, primo rico.

Por que o tratamento dado ao Forte de Santa Maria é tão distinto do que é dado ao Forte de Santo Antônio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra? O farol tem café/restaurante, um museu náutico, recebe cuidados frequentes, como pintura e reformas na fachada, além de ter iluminação externa caprichada, etc. O Santa Maria foi pintado pela última vez no início de 2005, pela prefeitura. Único dos fortes de Salvador com o nome de mulher, o Santa Maria é o primo pobre e não deveria ser assim.

O conjunto de fortes construídos na Barra para defender a primeira capital do Brasil (Santa Maria, Santo Antônio da Barra e o simpático Forte de São Diego) poderia receber investimentos semelhantes, para valorizar suas belezas e atrair ainda mais turistas e baianos para apreciar sua imponência e sua história.

Tombado como patrimônio nacional desde 1938, o Forte de Santa Maria está sob a administração da Marinha que mantém ali o Serviço Hidrográfico e até alguns anos era a residência oficial do Comandante de Sinalização Náutica do Leste. Não sei ainda é. Se for, será que é por isso que está tão feio?

HPIM6749

HPIM6760

HPIM6751

Farol

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Primo pobre, primo rico.

  1. Sergio Oliveira Filho

    Prezado Senhores
    Com todo respeito e carinho que tenho a Bahia foi notavél está diferença no tratamento agora mesmo estão fazendo uma manutençao no brasão do farol da Barra, peço carinhosamente as autoridades que cuidem dos dois monumentos da mesma forma e respeito. Estive a serviço (26 a 31-10-2010).
    Forte abraço com muito carinho e respeito pelo povo Bahiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s